just another ordinary, contentless weblog

google talk

eu falei que escreveria sobre o meu hosting… mas como a febre hoje é o Google Talk (GT), resolvi mudar o tema. o hosting fica pra depois.

muitos rumores a respeito de um IM do Google já existiam, mas assim que eu soube que fora lançado de fato, a primeira questão que me veio à mente foi: “sim, mas roda em linux?”.

pouco depois, verifiquei que o GT usa o protocolo Jabber, ou seja, qualquer programa de IM que dê suporte a este protocolo pode ser usado. DUCARAY! posso continuar a usar o GAIM em meu Gentoo Linux. mas outras questões me vieram à mente:

quais seriam as vantagens de usar o GT?

* interface extremamente simples (marca registrada do Google)
* programa extremamente pequeno (900k o instalador, não cheguei a medir o consumo de memória, mas certamente é MUITO menor que o do MSN Messenger)
* integrado com o Google Desktop (não testei)
* integrado com o Google Earth (não testei)
* integrado com o Gmail (testado)
* dentre outras que estou sem saco de listar…

o que eu gostaria mesmo de destacar é a integração com o Gmail. mais especificamente das listas de contato.

ao adicionar um contato no GT, automaticamente este contato é adicionado à sua lista de contatos do Gmail. além disso, se você ‘renomeia’ um contato no seu GT (isso também funciona no GAIM), ele também é renomeado na sua lista de contatos com o Gmail.

sim, descobri isso por acaso.

como já utilizava Jabber, eu sabia que o ‘alias’ do contato é definido por ele, mas que eu poderia sobreescrevê-lo, de forma que se tenho dois ‘Ulisses’ na minha lista de contatos, posso renomear um para ‘Ulisses Moraes’ e o outro ‘Ulisses Montenegro’ de forma que consigo diferenciá-los de forma mais fácil.

sim, esses dois Ulisses existem.

acontece que muitos dos meus contatos estavam sem ‘alias’, então aparecia apenas seus emails, e alguns outros tinham. normalmente era seus nomes e sobrenomes. tentei saber porque isso acontecia.

em primeira instância, achei que os que não tinham alias, não estavam inserindo esta informação. mas consultando alguns deles, verifiquei que eu estava enganado.

sendo assim, abstraí. renomeei todos os contatos para nomes mais mnemônicos e voltei ao trabalho.

só depois de algum tempo, ajudando um outro amigo a configurar o seu GAIM para conectar no GT… verifiquei que ele ao conectar pela primeira vez, veio com um nome totalmente diferente do seu (seu nome é Rafael e apareceu João).

fiquei intrigado, mas ao mesmo tempo comecei a lembrar que eu quem fiz o convite para este amigo criar o Gmail, e que quando se faz o convite para o Gmail é necessário dizer o nome, sobrenome e o email que ele quer criar, porém todas as informações podem ser mudadas por quem recebe o convite.

o que aconteceu foi: eu havia enviado um convite para um amigo chamado João, que ficou pendente por um bom tempo, enquanto este meu amigo Rafael estava querendo um Gmail… então fui na minha caixa de saída, peguei o link para aceitar o convite que havia sido feito para João e enviei para Rafael, que alterou as informações que eu havia inserido (referentes a João) e criou seu Gmail com outras informações

só que, quando ele confirmou a criação do mail, o Gmail inseriu na minha lista de contatos o email de Rafael com o nome de João (pois eram os nomes que eu havia colocado).

boa confusão não é? mas pelo menos agora tudo faz sentido.

isso pode trazer alguns atrapalhos, para quem não faz as coisas da forma mais trivial (como foi o caso). mas, no geral, acredito que tem vários benefícios.

só tem uma coisa que acho ser chata… muita gente adora mudar os nicks no msn para poder mostrar seu humor, dar notícias, etc… no GT isso não é possível, já que não é você quem gerencia seu alias na lista de contato das pessoas.

outra coisa chata, que acontece no GAIM com o GT, é que quando alguem me adiciona a sua lista de contatos e eu vou adicionar esta pessoa também, eu escolho o grupo ao qual esta pessoa vai fazer parte e quando vejo, ela realmente está neste grupo e, também, em um grupo chamado ‘Buddies’ (que é o grupo padrão do Jabber, pelo menos no GAIM)… só que eu não uso este grupo, sempre deleto o contato dele e o grupo junto… e sempre ele aparece novamente.

será que devo fazer preencher um bug report no bugzilla do GAIM? eu acho um saco preencher aquilo.

bem, como o post ficou grande, acho que por enquanto é só. 😉
mas ainda tinha algumas coisas a adicionar…

Comments on: "google talk" (1)

  1. “só tem uma coisa que acho ser chata… muita gente adora mudar os nicks no msn para poder mostrar seu humor, dar notícias, etc… no GT isso não é possível, já que não é você quem gerencia seu alias na lista de contato das pessoas.”

    É verdade, existe essa diferença. Mas acho que é somente um paradigma diferente. veja bem, o MSN acabou por criar um campo somente para as pessoas deixarem suas mensagens em sua versão 7.0 e mesmo que algumas pessoas insistam em colocar nicks como “A flor é mais forte que a lâmina de barbear”, o espaço está lá, para essas frescuras.

    Obviamente isso gera problemas de identificação.

    Chegando no meio da história, o GT pode aprender com exemplos anteriores, como este do MSN.

    O que ele criou foi um sistema em que o usuário não tem controle sobre como ele é reconhecido pelo seu contato, e nem vice-versa. Ele pode nunca saber que aquele amigo de longa data, ao falar com ele, abre uma janela de conversa com “Filho da Puta Chato”. Ainda assim ele terá seu espaço para colocar suas mensagens frescas e anúncios de qualquer coisa inútil na janela de seu contato.

    Em suma: o problema da identificação fica a cargo do dono da lista, mas cada contato ainda tem um espaço para deixar sua mensagem (que felizmente não vai se repetir infinitas vezes até que ele pare de falar num chat).

Leave a comment for: "google talk"